Afinal, o que é a Digitalização dos Restaurantes?


Como a Digitalização Está Transformando o Setor Gastronômico


Em nosso último artigo abordamos como a Inteligência Artificial vem impactando as operações de restaurantes, no mundo e no Brasil. O artigo gerou bastante curiosidade e interação de nossa audiência. 

A IA (Inteligência Artificial) é hoje a mais moderna frente dentro do setor de Digitalização de Restaurantes. 

O processo de digitalização do food service é amplo e passa pelos pagamentos digitais, POS, apps de delivery, menu QR code e softwares de PDV. 

Neste artigo vamos mostrar como a Digitalização de Restaurantes está apenas começando, e é tão representativa e impactante que se tornou um setor que, segundo projeções irá valer U$29bi globalmente.

O crescimento exponencial da digitalização de restaurantes:

O mercado de digitalização de restaurantes está em ascensão, com um valor estimado de USD 6,8 bilhões em 2022, projetando-se para atingir incríveis USD 29,6 bilhões até 2032. Esse crescimento é alimentado por uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16,3% entre 2023 e 2032. A digitalização está mudando a maneira como os restaurantes operam e como os clientes experimentam o serviço. 


Muito mais do que transmitir modernidade, a digitalização envolve economia, aumento de margens e otimização de processos.


Motivos para o seu restaurante adotar a digitalização:


1. Experiência do Cliente:

Online food ordering oferece comodidade e personalização.

Cardápios interativos e promoções personalizadas aprimoram a experiência do cliente.


2. Eficiência Operacional:


Ferramentas digitais otimizam operações, incluindo gerenciamento de pedidos, processamento de pagamentos e rastreamento de estoque.

Cozinha e gestão de restaurantes se tornam mais eficientes, resultando em economia de custos. O KDS (Kitchen System Display) vem tendo alta adesão e trazendo uma integração direta entre a mesa e a cozinha. 


3. Autoatendimento


As grandes redes já estão operando com totens de auto-atendimento. Nos EUA pedir por totens e não precisar passar no caixa ou explicar para os garçons o seu pedido já é comum. Um exemplo de como priorizar recursos e focarna experiência do cliente e na qualidade do produto automatizando processos.


4. Tomada de Decisão Baseada em Dados:



Coleta e análise de dados do cliente permitem decisões informadas sobre cardápios, campanhas de marketing e melhorias operacionais.

A digitalização capacita os restaurantes a adaptar-se às preferências do cliente.Se relacionar digitalmente com sua base se tornou acessível para qualquer negócio.




5. Soluções Sem Contato:



Tecnologias sem contato oferecem uma experiência de jantar segura e higiênica, ganhando a confiança dos clientes em tempos de saúde pública sensível.


Desafios no Caminho da Digitalização de Restaurantes:

1. Custos Iniciais de Investimento:

A implementação de soluções digitais requer investimentos iniciais em hardware, software e treinamento da equipe, o que pode ser um obstáculo para restaurantes menores.


2. Desafios Técnicos:

A integração de várias ferramentas digitais e a garantia de compatibilidade entre diferentes sistemas podem ser complexas, exigindo expertise técnica e suporte.



3. Resistência à Mudança:

Alguns restaurantes podem resistir à adoção de novas tecnologias, especialmente se mantiverem processos tradicionais de longa data ou preocupações sobre a aceitação do cliente.


Oportunidades para Restaurantes na Era Digital:

1. Delivery ainda em crescimento:

O nº de brasileiros que pede delivery deve chegar a 80 milhões, segundo a Statista. A crescente demanda por serviços de entrega de alimentos oferece oportunidades significativas para restaurantes que podem aproveitar as plataformas digitais e parcerias de entrega.


2. Marketing Personalizado e Programas de Fidelidade para restaurantes:

Restaurantes podem usar dados do cliente e ferramentas digitais para implementar campanhas de marketing direcionadas, programas de fidelidade e ofertas personalizadas para cultivar a lealdade do cliente. Estudo da ABF mostra que 40% das franquias de alimentação já contam com programa de fidelidade.


3. Pedidos por Apps

Aplicativos móveis e pedidos in-app proporcionam conveniência e flexibilidade aos clientes, permitindo que os restaurantes aprimorem sua presença online e atraiam consumidores adeptos a dispositivos móveis.




Para a sua digitalização conte com a Contágio e a VocêQPad:

A digitalização de restaurantes não é apenas uma tendência, mas uma revolução no setor gastronômico. Nós temos uma parceria com a VocêQPad startup que oferece uma solução robusta para o menu digital, com app e e-commerce e integrações com serviço de logística. Atualmente a VoceQPad atende grandes marcas como La Guapa, Camelo, Bullger entre outras. 

Se você pretende digitalizar seu delivery, implementar soluções de autoatendimento e ter paralelamente uma estratégia sustentável de marketing digital, clique aqui e vamos bater um papo.


Com certeza teremos a solução certa para sua necessidade. 

Anterior
Anterior

O 2º boom do Food Delivery:

Próximo
Próximo

Transformando a Indústria de Restaurantes: Como a Inteligência Artificial Está Moldando o Futuro da Alimentação.