Black friday na gastronomia
Uma data que surgiu com o objetivo de movimentar o varejo e o comércio eletrônico, ganha destaque na cabeça do consumidor e abraça outros segmentos, como o de food service.
A penúltima data comemorativa mais importante do ano (a próxima é o Natal!) ganha cada vez mais espaço entre os bares e os restaurantes. Nos últimos anos, grandes redes de fast-food investiram pesado na data e ganharam engajamento de milhares de seguidores nas redes sociais.
Ideias para montar sua promoção de Black Friday
Fizemos uma pesquisa rápida e levantamos diferentes formatos de promoções que fizeram sucesso no ano passado. Confira:
Compre 1 e ganhe 50% de desconto no segundo;
Prato com preço especial (de 20% a 40% de desconto);
Prato com 50% de desconto;
Prato com preço especial via meio de pagamento específico - Ex: Burger de R$20 por R$5 pagando via app Mercado Pago;
Promoção somente no delivery;
Compre prato e ganhe refil;
Leve 2 e pague 1.
Prazo da promoção
O tempo da promoção também foi um fator relevante. Promoções mais agressivas, como Prato com 50% de desconto, Preço especial/Meio de pagamento e Leve 2 e pague 1 eram válidas somente no dia da Black Friday. As demais ficaram valendo por cerca de uma semana.
Quando começar a falar da Black Friday
De 10 a 15 dias antes é um bom prazo. Mas lembre-se: TO-DAS as marcas estarão falando sobre isso também. Nossa dica é montar uma estratégia de canal de comunicação e segmentar a base de clientes e não-clientes.
Avise os clientes!
Relacione todos os canais por onde você conversa com o cliente (rede social, site, email marketing, chat, app de delivery, WhatsApp…). Monte uma régua de comunicação e prepare os materiais necessários.
Inspire-se com os formatos acima, escolha o melhor produto do seu cardápio e monte a promoção. Com isso pronto você já tem 30% resolvido. A próxima etapa é com o departamento de marketing ou sua agência de comunicação. Se você precisa de ajuda nessa etapa, conte com a gente. Clique aqui e vamos conversar.