Contágio Comunicação

View Original

9 dicas para tirar foto de comida

Se você está procurando ideias e dicas para tirar boas fotos de comida para o seu restaurante, este post é para você. Sabemos que as boas fotos podem ajudar, e muito, nas vendas do seu restaurante. E no delivery, as fotos tem uma imensa importância no processo de compra. Elas são o principal ponto de contato do cliente com a sua marca.

Em parceria com a Caju Gastronomia, trazemos 9 dicas que irão te ajudar na hora de tirar as fotos de comida para o seu restaurante ou delivery.

  1. A carne frequentemente parecerá muito menor ou mesmo murcha quando for totalmente cozida devido à perda de umidade. Para evitar isso, a carne só será cozida até "parecer" pronta.

  2. Muitos food stylist usam pincéis para aplicar gel comestíveis em alimentos, como bolos, para dar-lhes algum brilho.

  3. Para manter a comida em pé (por exemplo, uma pilha de panquecas ou um hambúrguer), espetos de madeira ou palitos de dente podem ser inseridos para estabilizar a comida.

  4. Pode colocar massa ou papel entre o alimento para evitar que role ou tombe.

  5. Para fazer com que algumas bebidas pareçam espumantes ou para fazer ovos batidos ficarem mais espumosos, costuma-se usar bolhas.

  6. Cubos de gelo falso não derretem em ambientes quentes e costumam ser usados no lugar dos cubos de gelo normais em bebidas ou em pratos como coquetel de camarão.

  7. Corantes e tintas costumam ser aplicados com pincel após o preparo do alimento para dar-lhe uma cor melhor. Por exemplo, as aves às vezes ficam com aquele aspecto marrom dourado “recém-saído do forno” com a tinta para madeira ou graxa de sapato.

  8. O xarope de panqueca real pode ser difícil de fotografar, então óleo de motor às vezes é usado em seu lugar.

  9. A cola de secagem rápida pode ser usada para montar alimentos desintegrados, e a cola branca comum pode ser usada como substituto do leite em uma tigela de cereal.

Food Styling - O que é?

Food styling é uma expressão em inglês para a produção de comida antes de fotografar, que ajuda as imagens a ficarem mais irresistíveis e acaba sendo o segredo para quem quer despontar na área da Gastronomia. - Fonte: Unicesumar

Com certeza você já ficou encantado pelo resultado do trabalho do food stylist, o profissional responsável por transmitir sensações que aquecem o paladar.

Porque contratar um food Stylist para tirar fotos de comida

Esse profissional tem um papel relevante durante as fotos e é sua responsabilidade de selecionar o que há de melhor, montar o prato como se fosse uma obra de arte, uma escultura.

Ele entra em cena para escolher os melhores ingredientes e montar um belo prato, de maneira que fique extremamente apetitoso. O food stylist, que geralmente também é chefe de cozinha, conhece e valoriza esteticamente os ingredientes. 

Ele também prepara a montagem e a decoração de cada prato, cuida do planejamento das produções, da seleção de insumos (alimentos e bebidas) e dos objetos que compõem a cena. 

Uma boa foto de comida desperta a vontade de comer e para quem já experimentou o prato fotografado, fica aquela sensação de quase sentir novamente o seu sabor. 

Foto de comida - O que o food stylist faz

O objetivo desse profissional é transmitir sensações que aquecem o paladar por meio de imagens. Ele tem a responsabilidade de selecionar o que há de melhor, montar o prato como se fosse uma obra de arte, uma escultura.

Uma boa foto de comida desperta a vontade de comer e para quem já experimentou o prato fotografado, fica aquela sensação de quase sentir novamente o seu sabor. 

A foto de comida deve transmitir emoções

Uma foto não tem aroma, temperatura, textura, nem gosto e por isso a imagem precisa ser visualmente atraente, forte ao ponto de estimular os outros sentidos do observador. 

Ao tirar e publicar uma foto de comida, tenha como objetivo instigar a imaginação do cliente, fazendo com que ele sinta o paladar, aroma, a temperatura e textura do alimento.  Tudo isso somente olhando a foto, despertando assim todos os seus sentidos e a vontade imediata de comer.

Fotografia gastronômica

Por isso o objetivo da fotografia de gastronomia é transmitir sensações que aquecem o paladar por meio de imagens, estimulando com a visão o cérebro a resgatar da memória sensações e sentimentos relacionados à imagem vista. 

Para isto, além de explorar formas, cores, luz, sombra, brilho, textura, composição, enquadramento, objetos, combinações, é preciso saber qual é o público que deseja ser atingido, pois a interpretação de uma imagem pode variar de acordo com a idade, sexo, região e cultura. 

Como tirar foto de comida

Para realizar uma boa fotografia gastronômica, cada tipo de prato exige um tipo de iluminação. Em alguns casos, o indicado pode ser a luz artificial e em outras opções a luz natural podendo dar o tom desejado à imagem. 

O ambiente do prato em seu contexto, deve-se a máxima atenção às cores, fundos e à louça ideal, uma das cores dos alimentos para compor o restante da cena. Além disso, a qualidade e o aspecto de cada alimento ali inserido são fundamentais, para uma boa produção é essencial para isto mostrar o melhor de cada item: o melhor pedaço de tomate, a melhor folha, a melhor cereja, o melhor da calda que escorre sobre o doce etc. 

A comida deve ter aparência de que acabou de ser produzida. Com o fundo do ambiente neutro, sem muita interferência e sem deixar as fotos monótonas, de forma a criar uma textura e um cenário que não conflite com o alimento, tentando documentar alguma ação que possa dar vida, movimento e interação à fotografia. Tendo relação a todos esses pontos podemos trabalhar com a gastronomia e a fotografia desde uma simples imagem de um prato para restaurante até a diversidade cultural dos países.


Como estão as fotos dos seus pratos? Que tal dar uma renovada e despertar mais água na boca dos seus clientes. Vamos conversar!


Caju Gastronomia - Conheça o trabalho das meninas da Caju acessando o site aqui. Indicação Contágio - Cadastre-se para receber nossa newsletter e garanta acesso e indicações as marcas atuantes no food service.