Contágio Comunicação

View Original

Cuidado ao vender suas refeições através dos aplicativos de delivery.

Tenho falado com certa frequência que é muito arriscado trabalhar somente com um canal de divulgação. Temos visto marcas importantes no cenário do food service atuar exclusivamente no Instagram, sem nenhuma estratégia de marketing digital.

Essa semana li o artigo escrito pelo Marcio Blak que segue a mesma linha de pensamento: Você, dono de restaurante, teria coragem de construir um restaurante em um terreno alugado?

Veja abaixo o texto escrito pelo Marcio Blak e como ele também acha arriscado bares e restaurantes atuarem exclusivamente nos aplicativos de delivery.

MarketPlaces: Os Terrenos alugados!

Esta semana, o mundo do #food, para #bares e #restaurantes, acordou com uma notícia, triste e preocupante. A UberEats, divisão da gigante Uber, aqui no Brasil vai deixar de atender ao mercado de Bares e Restaurantes para Delivery.

Bom, este assunto já foi falado bastante nestes últimos dias, inclusive aqui no nosso canal, e o ponto que trago hoje tem uma relevância bem maior, para você, proprietário de um bar, restaurante, lanchonete ou, principalmente, apenas delivery!

Quero, em bom e alto som, te perguntar: Você construiria sua casa em um terreno alugado?

Tenha controle total do seu delivery

É isto mesmo, a pergunta pode soar estranha, comparando o título dos MarketPlaces, que todos sabem, é algo "virtual", que nasceu com a internet e os sites, com um terreno, um pedaço de chão físico.

Mas é isto que queremos trazer para sua reflexão. Quando você vai investir seu dinheiro para construir sua casa, onde pretende morar grande parte da sua vida futura, criar uma família, ter filhos, ou seu pet, você vai se preocupar, se o dono daquele pedaço de chão vai te expulsar, daqui um ou dois anos? Certamente você vai se preocupar.

E se você depois de construir tudo, for expulso, o que você faz com aquela casa, com todo seu investimento?

Delivery - UberEats deixa o Brasil

Então, o caso "UberEats" traz esta reflexão à tona. Muitos donos de restaurante, abriram, ou expandiram, sua presença de delivery, principalmente no digital, através dos MarketPlaces. Alguns acreditaram na UberEats, ou no Ifood, ou na Rappi, ou em qualquer outro marketplace, como seu canal principal de venda delivery, e esqueceram que estavam colocando suas fichas em "terrenos alugados".

Quando o UberEats chegou, com vontade de abocanhar parte do mercado de delivery que o iFood já havia conquistado, fez diversas ofertas tentadoras para redes, restaurantes e deliveries em geral, para que apostassem todas suas fichas no canal deles, e saíssem das demais plataformas. E muitas acreditaram e seguiram desta forma, aproveitando promoções subsidiadas, menores taxas, e muitos outros benefícios, mas... veja no que deu?

Impacto no delivery do seu restaurante - taxas mais altas

O dono do Terreno resolveu usar o terreno para plantação e te mandou um aviso prévio de despejo, para você "dar no pé", pois ele vai derrubar sua casa e plantar café!

E você, terá que deixar pra trás todo investimento que fez em seu canal de delivery, pois não pensou em como diversificar e garantir que seu negócio fosse seu, e não de outros!

Ah, mas não tem problema, vamos passar pro ifood tudo que tínhamos, ouvi de um outro dono de restaurante. O ifood não vai quebrar!

Pode até ser que o iFood não quebre, ou não abandone o segmento, mas cada vez mais forte, certamente o "aluguel" vai aumentar! Imagina se o dono do terreno, que sabe que você só pode morar ali, resolve passar o aluguel dos 12% para 35% do seu faturamento, o que você vai fazer? Chorar e quebrar, só tem estas opções!


Case Mc Donald - quanto vale o "terreno"

Lá atrás Ray Kroc, um dos empresários mais famosos do ramo do Fast-Food, com o McDonalds, junto com Harry Sonnerboard, começou a comprar os terrenos e construir as lojas, depois entregavam pros franqueados - que alugavam - e dito isto, vem fazendo até hoje. Assim, de forma que todos sabemos que no varejo, o "ponto" vale tanto do negócio, que fez com que o McDonalds fosse investir em terrenos para garantir que o franqueado que quisesse virar a bandeira, teria que sair daquele ponto.

Outros casos, com estes, na década de '90, aqui no Brasil, muitos deliveries que começaram a virar redes, tinham na "linha de telefone" um ativo importantíssimo, e vários compravam (isto mesmo, naquela época a gente tinha que comprar o telefone fixo) as linhas para seus franqueados, para também garantir que todo investimento em divulgação não fosse embora se o lojista desistisse do negócio.

Marketing para delivery - Delivery próprio e marketplaces juntos

Agora, trazendo pro mundo virtual, em 2022, o que você está fazendo para garantir seus investimentos em delivery, e toda sua estratégia de marketing e valorização digital?

Não estamos aqui dizendo para você fugir dos marketplaces, pois eles sim, quando grandes e bem usados, podem trazer benefícios, mas sim, estamos dizendo que você precisa pensar numa estratégia de canal próprio, multicanalidade e outras "garantias" para que não construa tudo em cima de um terreno alugado.

Vamos falar mais sobre isto? Tenho um artigo chamado "A Batalha da Multicanalidade no Food" onde falo mais sobre o tema, vale a leitura.

Abra seus olhos e Bons negócios!

Marcio Blak, é especialista e entusiasta do mundo tech para delivery, food & franquias