Contágio Comunicação

View Original

Marketing Digital para Bares e Restaurantes. Socorro, por onde começar?

Pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas com certeza algumas dicas você já faz por instinto. Quer ver só?!

A busca por marketing digital no Google aumentou muito este ano. Com a maioria dos estabelecimentos fechado pela pandemia, todos os esforços foram direcionados para o online. Em muito pouco tempo restaurantes e bares mudaram a forma de trabalhar, entrando de cabeça no delivery e buscando alternativas para divulgar sua marca. 

Marketing digital

Para quem não é da área, o termo Marketing Digital pode parecer um bicho de sete cabeças. Postar no Instagram, atualizar o site, acompanhar depoimentos… essas atividades fazem parte da rotina de quem precisa estar presente digitalmente. E falando assim, parece que é muito difícil e trabalhoso. Hum…. e é! Mas possivelmente você faz isso diariamente. 

Planejamento

A grande diferença é o que está por trás dessas atividades. Seu restaurante tem um planejamento de marketing? Seu restaurante tem metas? Onde ele quer chegar? O que vai divulgar? Qual será a campanha do dia das mães? As respostas devem estar no planejamento e todos os canais devem replicar o que estão lá.

Separamos 8 dicas para otimizar os canais de marketing digital do seu restaurante

1- Site. 

É a loja de conveniência da sua empresa. Ali o visitante deve entrar e conhecer todos os seus produtos e serviços além saber quem você é, o que faz e o onde está.

Dica 1 - Capriche nas fotos dos seus pratos. Vale a pena investir nisso. O cliente PRE-CI-SA comer com os olhos. (Fizemos uma matéria sobre isso. Leia aqui)

Dica 2 - O seu site deve ser responsivo. Ou seja, ao acessar o site pelo celular você NAO fica aumentando a tela com os dedos. Há uns anos atrás o Google deixou de mostrar nos resultados de busca sites que nao são responsivos. Vale a pena confirmar se seu site está ok.

2 - Google Meu Negócio

Quer uma sensação melhor do que buscar no Google o seu restaurante e achá-lo em destaque, na lateral? Isso é o Google Meu Negócio. Estar presente e ativo no resultado do maior buscador de todos tras clientes.

3 - Conteúdo

Esse é o pulo do gato para se destacar da concorrência no meio digital. A produção de conteúdo dá trabalho, mas dá resultado. Com um bom planejamento, o mesmo conteúdo pode ser replicado em diversos canais e sua marca ganha engajamento e relevância.

4 - Leads = Contato dos visitantes

Saber quem é o seu consumidor vale ouro. O que ele gosta, onde ele está, qual valor ele costuma gastar… essas são algumas informações que ajudam muito na hora de pensar em campanhas de marketing e promoções. Como você capta essas informações do cliente?

5 - E-mail Marketing

Um ótimo canal para se relacionar com o cliente. No e-mail é você e ele, sem interferências de anúncios, corrida contra o tempo, pouco espaço de texto. Você pode utilizá-lo para aguçar a vontade de seus consumidores. Que tal um lembrete do cardápio próximo da hora do almoço em dias de semana? Ou uma receita rápida e simples de petiscos e drinks para entreter amigos na sexta-feira à tarde?

6 - Redes Sociais

70% das imagens postadas no Instagram são de comida. Chocante esse dado! A frequência e a estética contam muito nesse canal. Mas cuidado para não transformar seu Instagram em uma panfletagem virtual. Seus seguidores querem conteudos, curiosidades, interação, não tentativas sequenciais de venda de comida.

7 - Avaliações e depoimentos

Sites como Facebook, TripAvisor e Yelp funcionam como um local para ter recomendação ou não de estabelecimentos. Clientes gostam de saber se outras pessoas foram bem atendidas ou não. Monitore esses canais com frequência. E responsa sempre! Isso também conta.

8 - Anúncios online (Ads)

Provavelmente você já foi impactado no Instagram por algum anúncio de gastronomia. Um canal muito indicado para divulgar a sua marca localmente. Faça campanhas por geolocalização - Considere a distância máxima de 5 km do seu restaurante