Como ter um CRM eficaz nos restaurantes e bares

Duas décadas atrás, era comum recebermos mensagens de parabéns e algum prêmio ou incentivo dos restaurantes que costumávamos frequentar. Uma mensagem, um e-mail ou um telefonema era o suficiente para nos sentirmos especiais. Você lembra quando os garçons nos chamavam pelo nome, perguntavam sobre nossa família e sabiam exatamente qual seria nosso pedido habitual?!

Hoje, na era dos dados e da facilidade de comunicação, a impessoalidade predomina. No entanto, temos tudo em nossas mãos para tornar nossos clientes especiais novamente. Um parabéns, um aviso de que o prato favorito está em promoção ou uma sobremesa especial no Dia das Mães são pequenos gestos que fazem uma grande diferença.

Apesar do aumento dos custos com anúncios, o CRM (Customer Relationship Management) muitas vezes é deixado de lado. Mesmo sendo a era dos dados, a impessoalidade ainda predomina. 

Vamos ver formas simples e eficazes de coletar dados com o objetivo de fazer os nossos clientes se sentirem únicos.

Marketing para restaurante - Wifi Marketing

Com a população tendo mais acesso a internet, soluções de wifi marketing estão bem avançadas. Além de coletar os dados primários e outros campos editáveis, essas soluções possibilitam identificar quando foi a última vez que o cliente esteve no restaurante e o que pediu.

Quando os clientes fazem login no wifi do seu restaurantes, é possível coletar ainda mais dados, como idade, gênero, endereço, preferências, número de telefone e data de nascimento. Esses dados únicos permitem segmentar sua lista de clientes e aumentar o engajamento e o ROI.

Cardápio Digital e Delivery

Os pedidos online economizam tempo para os clientes e facilitam a vida do dono do restaurante, que não precisa se preocupar em contratar pessoal extra para atender chamadas telefônicas ou atender no balcão.

Integrar seu sistema de pedidos online com um CRM permite coletar e armazenar dados únicos dos clientes em perfis individuais, aumentando significativamente a base de dados.

A integração dos pedidos online com a CRM permite ver dados adicionais e comportamentos dos clientes, histórico de pedidos e endereços, potencializando as capacidades de automação de marketing para fornecer um ROI maior.

Para isso oferecer o seu próprio canal de delivery e integrá-lo à sua base de dados é fundamental. 

Reservas online

Os dados de reservas são outra fonte valiosa de informações sobre os clientes e pode ajudar a construir listas de clientes. Quando analisados e aplicados de forma eficaz, esses dados oferecem grandes insights sobre o comportamento e as preferências, permitindo criar campanhas de marketing mais personalizadas e impactantes.

Quando os clientes fazem reservas online, sistemas como GetIn ou TagMe, exigem que eles forneçam certas informações, como nomes, números de telefone, emails, aniversários, dia e hora da reserva, número de convidados e pedidos (se vinculados ao ponto de vendas).

Esses dados são integrados ao perfil do cliente no CRM, criando oportunidades para adicionar o marketing do sistema de reservas ao seu arsenal.

Aproveitar os dados do sistema de reservas para o marketing personalizado permite criar conexões significativas com os clientes, melhorando a experiência deles e mantendo o restaurante competitivo no mercado dinâmico de hoje.

O que fazer com os dados coletados

Aqui na Contágio, os dados dos clientes dos nossos clientes são ouro. Saber nome, bairro onde moram e data de aniversário muda o jogo. Como falamos no começo da matéria, é possível trazer de volta aquele sentimento de “very Important person” VIP só que de uma forma nova.

O e-mail e o whastapp são canais de relacionamentos que permitem nos aproximar dos clientes e despertar o sentimento de cuidado.

Se você tem uma lista de clientes organizada, parabéns! Queremos muito conversar com você. Vamos conversar?

Se você ainda não tem, nunca é tarde para começar. Abra uma planilha e lista todos os clientes.


Anterior
Anterior

Drinks sem álcool - Starbucks adiciona bebidas energéticas à base de chá espumante ao menu

Próximo
Próximo

Dicas essenciais para a criação do site para o seu restaurante