Qual a melhor embalagem para delivery de comida?
Conheça seu público, seu cardápio e o seu bolso antes de escolher a embalagem.
Se você pesquisar no Google "embalagem para delivery" encontrará um universo gigantesco de opções. Tem de tudo e para todos os gostos. Baratas, caras, personalizadas, sem personalização, pronta-entrega, a prazo, pequena, grande, biodegradável, reciclada. É preciso saber o que quer para não cair em "armadilhas".
Muitas vezes o preço acaba sendo o fator de decisão nesta compra, mas viemos aqui te alertar: conheça seu cliente antes de fechar a embalagem.
Em nosso entendimento, três fatores são decisivos nesta escolha:
Quem é o seu cliente;
Como seus pratos viajam;
Preço.
Cliente
Uma das atividades do departamento de marketing é desenhar a Persona da sua marca. Qual é o cliente ideal para o seu restaurante? Como você imagina essa pessoa? A partir desse exercício é possível ter uma ideia sobre a melhor embalagem para o seu restaurante. Parece estranho, né? Mas pensa comigo: O seu cliente ideal tem entre 36-45 anos, viajado, frequenta lugares da moda, bem relacionado, sociável… nessa linha, de cara, podemos falar que o seu cliente é um Millennial.
Quem são os millennials = Geração preocupada com o meio ambiente. Buscam por produtos e serviços que minimizem os impactos na natureza.
#gatilho - Sua embalagem conversa com esse público?
Pratos
Já aprendemos que replicar o cardápio do restaurante no delivery não é uma boa saída. Para ter sucesso no delivery é preciso escolher os pratos que "melhor viajam pela cidade". Sabia que 51% dos consumidores de delivery trocam de restaurante após uma péssima experiência na entrega da comida? Isso quer dizer que entregar a refeição vazando ou misturada gera uma péssima impressão para quem recebe.
Aí você pensa: mas eu entreguei a comida perfeita para o motoboy. O transporte foi o problema!! Sim, muitas vezes a culpa não é do restaurante mas cai no colo dele. Melhor prevenir e pensar na embalagem considerando esses imprevistos, não?!
Preço
Escolher a embalagem partindo do menor valor pode custar caro para o restaurante. Não só no faturamento, mas na própria reputação. O cliente associa a embalagem à marca. Entregar a comida em um recipiente qualquer, passa a ideia de que o alimento não foi feito com cuidado. E isso pode impactar negativamente a imagem do restaurante.
O delivery veio para ficar e 2021 será o ano onde colocaremos em prática todo o aprendizado no período da pandemia. Se sua operação ainda não se ajustou para o delivery, está na hora de parar e pensar.
Aqui na Contágio trabalhamos em parcerias com fornecedores de embalagens. Temos acesso a diversos formatos, materiais e soluções.