Como montar um cardápio de sucesso? - Parte 1
Vamos falar do material mais importante dentro do seu restaurante, tanto no salão ou no delivery. Impresso ou digital, o cardápio precisa encantar o cliente.
Essa matéria foi desenvolvida pela Caju Gastronomia, parceira da Contágio Comunicação.
Um dos temas que mais surgem dúvidas e questionamentos nas conversas com nossos clientes de consultoria é o cardápio.
Como montar um cardápio de sucesso?
Como fazer escolhas inteligentes?
Como ter menos desperdício?
Como precificar?
Como harmonizar os itens entre si?
Essas e muitas outras perguntas sempre escutamos, por isso vamos ensinar aqui os passos para você ter um cardápio de sucesso.
Nesta primeira matéria vamos falar sobre os tópicos abaixo:
Público;
Cardápio reduzido
Otimização do cardápio
Conheça seu público
O primeiro passo para um cardápio de sucesso é: Vender para quem quer comprar. É isso mesmo eu você entendeu! ;)
A ordem é a seguinte:
Ou você está onde seu público está, e tem bem definido quais são as necessidades desse público e por isso escolheu essa localização e cardápio ou você deve fazer esse estudo antes de definir os produtos que serão oferecidos em seu restaurante.
Para isso, atente-se às necessidades e ao perfil do seu principal consumidor (pense nele como um grupo de pessoas que você quer atender, preferencialmente, majoritariamente). Algumas características devem chamar mais atenção e é nos detalhes que você se destaca. Por exemplo:
São famílias? Você já tem um menu kids ou pratos para compartilhar?
São jovens? Já pensou em opções vegetarianas e/ou que atendam a restrições alimentares?
São executivos e trabalhadores? Sugiro pratos rápidos, individuais e propostas de menu completo com preço acessível.
Considere ticket médio, perfil do cliente (idade, hábitos de consumo, estilo de vida) região que está localizado, cultura e posicionamento da sua marca.
Cardápio reduzido
Uma maneira de evitar o desperdício é montar um estoque enxuto, com poucos produtos diferentes. Quanto maior a diversidade de itens em estoque, mais difícil o controle sobre todos os produtos e maiores as chances de ter perdas por vencimento da validade.Além de um número alto de diferentes itens do cardápio resultar em uma demanda grande de tempo de preparo, espaço no estoque e risco de perda por não consumo em curto prazo de vida útil dos alimentos. Importante também optar pelo frescor dos mesmos.
Pensando nisso propomos a escolha de pratos com ingredientes comuns uns aos outros, sendo apresentados de diferentes formas, trazendo dinâmica e interesse ao cardápio, sem pesar no bolso de seu fluxo de caixa e compras.
Essa proposta também facilita as escolhas do cliente, desde a comunicação do cardápio, o posicionamento do seu negócio quanto a uma clareza de conceito e proposta e a certeza de ter elegido “as melhores” opções que você pode oferecer ao seu cliente.
Crie pratos com aproveitamento total dos ingredientes
O controle do desperdício é uma das chaves do sucesso. Não tem como montar um cardápio de sucesso sem levar em consideração o melhor aproveitamento dos ingredientes, além de hoje em dia ser uma prática de consciência social responsável, o desperdício de alimentos reduz os lucros do restaurante.
Para isso, trabalhe em conjunto com sua equipe de cozinha e fornecedores, entenda a melhor utilização dos alimentos, integralmente, e opte por incluí-los em todas as etapas resultando em um menu saboroso, nutritivo e saudável. Se aprofunde também no uso de produtos menos utilizados, que com uma linda apresentação e tecnicamente bem preparado pode ser um diferencial em seu cardápio. Além de acompanhar a sazonalidade dos ingredientes naturais e utilizá-los em sua melhor época.
Dessa forma você atende a busca do consumidor atual pela saudabilidade e sabor e ainda diminui os custos de mercadoria vendida (CMV) de seu negócio.
Temos um canal direto com as meninas da Caju Gastronomia e abrimos para os seguidores da Contágio.
Se você já participa do nosso mailling, automaticamente você tem condições especiais.
Para fazer parte do nosso mailling, cadastre-se em nossa newsletter, no rodapé dessa página.