Dicas de SEO para restaurante - Será que o meu restaurante precisa disso?

Dicas de SEO para restaurantes

A decisão de contratar uma agência de SEO para o seu restaurante é um passo importante na jornada do marketing digital. Afinal, trata-se de uma iniciativa que exige investimentos em longo prazo e paciência. Isso porque a otimização de SEO é um processo constante de manutenção de páginas do site para garantir que se posicionem no topo do Google.  

Para que o seu restaurante se beneficie dos resultados de uma estratégia de SEO é preciso que sua marca tenha uma maturidade digital para compreender que os resultados podem levar tempo para surgir.

Esta matéria destina-se aos donos de restaurantes que já têm o site no ar. Se não é o seu caso (ainda!), vale pesquisar sobre a importante do site para o marketing digital do seu restaurante.

Aqui, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre SEO antes de você contratar uma agência para cuidar da sua presença digital.

No site do Resultado Digital, achamos essa definição prática do que é o SEO:

Todas as empresas e pessoas que possuem um site compartilham um objetivo em comum: fazer com que mais pessoas cheguem até ele. O site é a porta de entrada para qualquer negócio hoje em dia, o que aumentou e muito a importância de trabalhar o SEO em cada página.

Toda vez que uma página é publicada na internet, os buscadores – e o Google é o principal – procuram indexá-la para que seja encontrada por quem a procura pelo assunto que ela fala.

Mas existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet, não é mesmo? E é justamente isso que faz a concorrência ser tão grande para aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa.

É aí que entra o trabalho de SEO (Search Engine Optimization). Como a própria tradução sugere, SEO é uma otimização para os motores de busca, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definirem o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Como as técnicas de SEO podem ajudar o meu restaurante a ficar na primeira página do Google?

O site pode ser um grande aliado no faturamento do seu restaurante. Mesmo que você não venda online, o site pode ajudar na divulgação. Se ele for bem posicionado no Google, os resultados serão incríveis.

Abaixo, relaciono alguns sintomas que o seu restaurante pode estar enfrentando e que o SEO pode resolver:

  • Má performance do site;

  • Baixa reputação digital;

  • Métricas desfavoráveis;

  • Queda repentina de tráfego;

  • Investimento alto em ADS - anúncio pago.

SEO para restaurante - Má performance do site

Este é o sintoma "campeão de vendas". Quando a marca possui uma maturidade digital, a performance do site passa a ser um índice importante e deve ser acompanhado de perto. 

Quando as páginas de um site não proporcionam uma boa experiência para o usuário, as métricas de tráfego, conversões e vendas caem. 

Existem basicamente dois motivos para a baixa performance do site:

  • Interno - quando existe algum problema dentro do site;

  • Externo -  quando a concorrência está se mexendo e impacta diretamente no seu restaurante.

Para os 2 motivos acima, uma consultoria de SEO pode indicar quais melhorias precisam ser feitas.

SEO para restaurante - Clientes não lembram da minha marca (baixa reputação)

Se você, dono de restaurante, deseja que seus clientes lembrem da sua marca na hora da compra, saiba que o SEO pode ser um grande aliado nessa tarefa. 

As estratégias de SEO podem aumentar a autoridade e o reconhecimento do seu restaurante. Esses gatilhos mentais são importantes para o awareness da marca.

Serviços como assessoria de imprensa digital, relações públicas e link building fazem com que o seu restaurante seja citado por terceiros, aumentando a sua reputação. 

Métricas desfavoráveis

Embora muitos donos de restaurante não deem a devida importância às métricas do site e de outros canais digitais, quando o resultado fica abaixo do esperado, olhar para o analytics pode ser interessante.

4 métricas para acompanhar de perto:

  • Volume de tráfego;

  • Impressões;

  • Tempo de permanência no site ;

  • Taxa de aquisição de lead.

Uma dica: Para aumentar as vendas, a taxa de aquisição de leads deve ser monitorada de perto.

Queda repentina de tráfego

Este sintoma é o mais crítico ao meu ver. Os algoritmos dos mecanismos de busca estão em constante atualização. E isso pode impactar diretamente o seu site, tanto positivamente quanto negativamente.

Além disso, a queda de tráfego pode ser referente a investimento em marketing digital dos concorrentes. 

Uma agência de SEO pode identificar quais foram esses problemas e pensar, de forma estratégica, nas ações que precisam ser realizadas para superá-los.

Investimento alto em ADS - Alternativa à mídia paga

Investir em anúncios online pode ser um poço sem fim. Muitas vezes, o objetivo é resultado imediato. Sem uma estratégia por trás, seu restaurante vai pagar caro pelos cliques, sendo eles:

Principais formatos de anúncios digital

  • links patrocinados;

  • rede de display do Google;

  • Metas ADS (anúncios no Instagram e no Facebook).

O SEO, embora leve mais tempo para alcançar resultados, traz benefícios permanentes à sua marca. Em longo prazo, é uma estratégia mais rentável e que privilegia a fidelização de usuários. 

3 Benefícios do SEO para o seu restaurante

  • Aumentar o tráfego que chega ao seu site = mais pessoas conhecendo sua marca e seu cardápio.

  • Aumento de pedidos e reservas online = Impacta diretamente o faturamento.

  • Maior conhecimento da marca = Melhora o awareness da sua marca, ou seja, o cliente fica com a sua marca fresquinha na cabeça e na hora da escolha (compra), seu restaurante é uma das primeiras opções.

Quando seu restaurante aparece para palavras-chaves ao seu negócio, você pode aproveitar esses benefícios em sua estratégia geral de marketing do restaurante. 

Case de sucesso - Cliente Restaurante Ogni Giorno

Ogni Giorno é um restaurante italiano no bairro do Morumbi em São Paulo. Há 5 meses desenvolvemos o site institucional da marca. Mas mais do que apenas um site bonito e funcional, o site foi otimizado para SEO. Ou seja, tudo nele foi pensado para informar ao Google o que o restaurante vende, onde o restaurante está e etc.


Leia também: Quanto vale o seu restaurante na primeira página do Google

4 dicas de SEO para restaurantes

1. Mapeie as palavras-chaves que tem a ver com o seu restaurante;

2. Pense localmente. Otimize para SEO local;

3. Incentive as avaliações dos clientes;

4. Tenha um blog.


Se você quer saber se o site do restaurante está otimizado para SEO, solicite aqui nosso Diagnóstico SEO. É gratuito e dará uma visão macro de como o Google "enxerga" a sua marca.


Para nós da Contágio, o site é o seu restaurante na internet. Assim como você limpa, organiza e cuida do seu estabelecimento físico (todo dia sua equipe organiza as mesas, limpa o ambiente…) você também deve cuidar do seu site. Dá trabalho? Dá!

Mas você pode delegar isso para agências de marketing especialistas (lembre-se da gente quando for desenvolver o site do seu restaurante ;)

Se quiser entender mais sobre marketing digital, Google Meu Negócio, Google, SEO e etc.. é só agendar um call.

Anterior
Anterior

E-mail marketing como estratégia para Bares e Restaurantes

Próximo
Próximo

Quanto vale o seu restaurante na primeira página do Google