Quando foi a última vez que você atualizou as fichas técnicas do seu restaurante?

Muitos donos de restaurantes não sabem a importância desta ferramenta de controle e o impacto que isso pode causar no faturamento.

Essa pergunta foi feita numa sala de bate-papo no Clubhouse (nova rede social) por profissionais de marketing e gestores de restaurantes, após um participante expor suas dores em relação ao marketing e em especial, ao Instagram. Como muitos donos de restaurantes que estão tentando diferentes formas de aumentar as vendas, este participante estava bem desacreditado do poder do marketing e queria ideias novas para alavancar o faturamento.

Investimento em marketing

A conversa seguiu na linha do investimento em marketing X lucro. E quando as coisas não estão arrumadas, o vilão é sempre o marketing! Uma voz surgiu no meio da conversa (um especialista) e fez a seguinte pergunta: suas fichas técnicas estão atualizadas? 

Choque na audiência, porque a ficha técnica a princípio tem uma relação bem distante do marketing. SÓ QUE NÃO!

O que o marketing faz?

Muitas pessoas acham que o marketing é um vendedor na equipe e esperam apenas vendas nesta frente. Nem precisamos falar que vender é o que o marketing menos faz. De uma forma bem ampla, o marketing prepara o ambiente para que a marca e os clientes se conheçam e, a partir daí, surja um desejo mútuo. É nessa hora que acontece a venda.

No restaurante, o cardápio é a principal ferramenta de marketing. É nele que acontece a conversão quando o cliente faz o pedido. Portanto, tudo relacionado ao cardápio importa.

  • Compras, 

  • Ficha técnica, 

  • CMV

  • Entre outro

Ficha técnica e CMV

Voltando a sala no Clubhouse, o especialista pontuou assim: "não adianta o esforço em marketing se quando concretizar a venda, o lucro for abaixo do esperado. Aí, o problema não está no marketing!"

Esforço de marketing:

  • Divulgar a marca nos canais de marketing

  • Aumentar a audiência,

  • Estimular engajamento

  • E muito mais.

Ficha técnica visual para orientar a equipe de cozinha.

Ficha técnica visual para orientar a equipe de cozinha.

Sempre haverá a sensação que o marketing não está adiantando nada. Pois o restaurante não vê o dinheiro no final do mês e os boletos não param de chegar. A ficha técnica e o CMV são ferramentas internas que vão ajudar a medir se o que sai da cozinha chega no caixa corretamente.

Porque atualizar frequentemente as fichas cadastrais?

Num momento onde os preços estão oscilando, principalmente pela falta de matéria-prima no mercado (e muitas vezes para vender é preciso mudar o ingrediente), a ficha técnica deve ser atualizada pelo menos uma vez por mês. Nós não somos especialistas em produção de ficha técnica e nem em cálculo de CMV. Mas indicamos um parceiro que faz isso muito bem. ;).

Nenhum restaurante vai perder a venda porque está faltando um ingrediente. O cliente entende quando é preciso ajustar a receita, trocando o ingrediente por outro. Mas a sua ficha técnica só vai entender se você "avisá-la''. Será que a troca de ingrediente está impactando no lucro do prato? 

A ideia aqui não é deixar de vender, mas alinhar as expectativas em relação ao prato em questão. E se a ficha técnica não mostrar o resultado desejado, ou suspenda o prato temporariamente ou intensifique o marketing em outro que está performando melhor. ;) 


Temos um canal direto com as meninas da Caju Gastronomia e abrimos para os seguidores da Contágio.
Se você já participa do nosso mailling, automaticamente você tem condições especiais.

Para fazer parte do nosso mailling, cadastre-se em nossa newsletter, no rodapé dessa página.

Anterior
Anterior

Como trabalhar o marketing nos aplicativos de delivery.

Próximo
Próximo

Como reinventar o seu negócio durante a crise da Covid-19?